Personalidade jurídica das máquinas inteligentes: uma construção positivista

Autores

  • Valéria Silva Galdino Cardin
  • Claudia Aparecida Costa Lopes

Palavras-chave:

Código Civil; Direitos da Personalidade; Máquinas inteligentes; Pessoa Jurídica.

Resumo

O direito, por vezes, se apropria de conceitos de outras áreas do conhecimento para lhes atribuir juridicidade, as expressões "personalidade" e “pessoa”, emprestados da psicologia e da filosofia exemplificam esse fenômeno. O uso da expressão “pessoa” na legislação civil brasileira demonstra uma ficção do Direito para conferir uma aptidão para alguns entes figurarem como sujeitos de direitos e obrigações e adquirirem direitos da personalidade. Observa-se que o Código Civil, no que tange a teoria personalista, mostra-se atrelado ao positivismo jurídico no que se refere a esses conceitos. Diante disso, delineou-se o objetivo desse ensaio que é fazer uma investigação sobre a atribuição do título de pessoa na legislação civil, por meio do estudo dos arts. 2º e 52 da Codificação entre outros, para, por derradeiro, verificar se seria possível, conferir a uma máquina inteligente o título de pessoa e, por conseguinte, emprestar-lhe direitos personalíssimos. Dito de outra forma, partindo de uma visão estritamente positivista e técnica, seria possível que as inteligências artificias sejam consideradas sujeitos de direito frente ao ordenamento jurídico nacional? Realizar-se-á uma análise hermenêutica de textos legislativos e doutrinários,  apoiando-se no método teórico para a construção das ideias hipotéticas e possíveis conclusões.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida Costa Lopes

Doutoranda pelo programa de Direitos da Personalidade do Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR, tendo como linha pesquisa instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade. Bolsista CAPES. Mestre em direitos da personalidade pelo Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR.

Referências

BELTRÃO, Silvio Romero. Direitos da personalidade. 2 ed. Sao Paulo; Atlas, 2014.

CANTALI, Fernanda Borghetti. Direitos da personalidade: disponibilidade relativa, autonomia privada e dignidade humana. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

DE CICCO, Cláudio; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Teoria geral do Estado e ciência política. São Paulo: Revista dos tribunais, 2016.

MEIRELLES, Jussara. O ser e o ter na codificação civil brasileira: do sujeito virtual à clausura patrimonial. In Luiz Edson Fachin. Repensando fundamentos do direito civil brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

OLIVEIRA, José Lamartine Corrêa de; MUNIZ, Francisco Ferreira. O Estado de Direito e os direitos da personalidade. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, PR, Brasil, dez. 1979. ISSN 2236-7284. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/8833>. Acesso em: 10 mar. 2020.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis de Direito civil. 1999.

SANDEL, Michael J. Contra a Perfeição: ética na era da engenharia genética. Trad. Ana Carolina Mesquita. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2007.

SANTOS, D. R. O Corpo E A Técnica: A Superação Do Humano Na Modernidade Técnica? Universidade Federal De Sergipe. Núcleo De Pesquisa E Pós- Graduação Em Ciências Sociais. Mestrado Em Sociologia. 2011

SCHREIBER, Anderson. Direitos da personalidade. 3 ed. Sao Paulo: Atlas, 2014.

SINGER, Peter. Ética Prática. 2. ed. 1. ed. brasileira. Trad. Jéferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
______. Parental Choice and Human Improvement. In: Savulescu, Julian; Bostrom, Nick (orgs.). Human Enhancement. Oxford University Press: Oxford, 2013.

______. O maior bem que podemos fazer: como o altruísmo eficaz está a mudar as ideias sobre viver eticamente. Trad. Pedro Elói Duarte. Edições 70: Lisboa, 2016.

______. Ética no Mundo Real: 82 breves ensaios sobre coisas realmente importantes. Trad. Desidério Murcho. Edições 70: Lisboa, 2017.

Sloterdijk, P. Regras para o parque humano – Uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Tradução: José Oscar de Almeida Marques, São Paulo, Ed. Estação Liberdade, 2000.

SZANIAWSKI, Elimar. Direitos da Personalidade e sua tutela. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
VILAÇA, M. M., Maria Clara Marques Dias. Transhumanismo e o Futuro (Pós-)Humano. Physis Revista De Saúde Coletiva, Rio De Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.

ZANINI, Leonardo Estevam de Assis. A proteção dos direitos da personalidade na alemanha . Revista Direitos Culturais. N. 33, v. 14. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v14i33.2977 Acesso em: 7 fev. 2020.

Publicado

2021-01-16

Como Citar

Galdino Cardin, V. S. ., & Costa Lopes, C. A. (2021). Personalidade jurídica das máquinas inteligentes: uma construção positivista. Revista Brasileira De Inteligência Artificial E Direito - RBIAD, 1(1), 1–7. Recuperado de https://rbiad.com.br/index.php/rbiad/article/view/8